Tudo que você precisa saber sobre Arte Contemporânea

arte contemporânea

A criatividade do homem não se desenvolveu apenas através da tecnologia, mas também na maneira de se comunicar. Contudo, cada período histórico foi marcado por uma série de tendências de estilos e técnicas de expressão. Desse modo, o Barroco, o Renascimento e a Arte Contemporânea são exemplos de períodos artísticos e socioculturais importantes de cada geração.

Nesse artigo vamos fazer um apanhado sobre o que consiste a arte contemporânea e o que a distingue do período conhecido como Arte Moderna. Também a importância da arte para as pessoas e como um movimento artístico tem uma impacto importante no desenvolvimento cultural de uma sociedade.

O que é Arte Contemporânea?

Da mesma maneira que outros movimentos artísticos definiram gerações expressando as questões do homem daquela época a Arte Contemporânea também traz questões importantes a tona. Os especialistas não estão de acordo quando começou exatamente o período da Arte Contemporânea, justamente pela transição gradual entre a Arte Moderna. Por isso, alguns autores também reconhecem esse período Arte Pós-Moderna.

dança contemporânea

Mas é certo que foi no meado do século XX onde o movimento Pop Art apresenta as primeiras características desse movimento artístico. De fato, esse movimento é reconhecido por propor expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras e com uma atenção especial ao virtuosismo de épocas passadas.

O contexto histórico da Arte Contemporânea

Com o fim da Segunda Guerra mundial e com a consolidação da globalização, a Arte Contemporânea surge como um movimento cultural de massa. Desse modo, impulsionada pelo desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e das mídias especializadas a arte tornou-se um objeto de discussão de ideias a nível global.

Em outras palavras, ela se concentra na ideia de apresentar ideias inovadoras pautadas principalmente nos processos artísticos. Ou seja, a ideia e o processo criativo tem uma importância muito maior que o objeto em si.

Por essa razão se entende que a partir desse conceito a Arte Contemporânea rompeu os laços com a Arte Moderna. Nesse sentido, abandonando paradigmas e trazendo valores importantes para a formação e constituição de uma nova mentalidade. Além disso, expandindo-se para vários tipos de linguagens artísticas, como: a dança, a música, a fotografia, o teatro, as exposições e tudo aquilo que envolve a criatividade humana.

Movimentos contemporâneos

Respaldados pela liberdade de expressão criativa e unidos as novas tecnologias de informação, a Arte Contemporânea se subdividiu em vários movimentos. Em primeiro lugar e referência para o início do movimento, o Pop Art consiste na reprodução artística em detrimento ao consumo e ao estilo de vida americano. Portanto sendo um movimento importante por representar a interpretação dos artistas daquela época em relação ao fenômeno do consumismo e da cultura de massa.

arte

Em contrapartida, o minimalismo caracteriza um movimento que contrapõe a ideia do Pop Art, reduzindo os recursos e elementos de uma obra. Intimamente conectado a uma ideologia filosófica em contraponto ao consumismo, teve uma forte influência no campo das artes visuais, arquitetura e música.