Artes cênicas, tudo que você precisa saber

arte cênica

A arte em geral é uma das maneiras mais sublimes que o homem encontrou para se comunicar. Ela pode vir de diversas formas, maneiras e jeitos. A arte pode se comunicar direta e explicitamente ou possuir uma forma estética que vai depender de quem recebe para poder ter significado. Se conhece como arte cênica todas as que estão destinadas a uma apresentação cênica, ou seja, uma cena ou representação. Dessa forma, todas as formas artísticas de exibição massiva como: o cinema, o teatro, a dança, o ballet, a música, as performances e todas aquelas atividades que requerem um espaço cenográfico.

Tais apresentações podem ocorrer em construções destinadas especialmente para esse fim. Como teatros, sala de espetáculos, entre outros lugares. Também é possível aproveitar espaços urbanos ou arquitetônicos de caráter público, como ocorre com os espetáculos de rua.

História das artes cênicas

A arte cênica contam com importantes antecedentes históricos, que vão desde os rituais xamânicos de celebração da primavera, até a Tragédia Grega e os jogos Pan-helênicos da antiga Grécia.

Este tipo representações sempre foram centrais na vida cultural dessas nações, já que possuem, em especial no teatro, uma dimensão política muito importante. Se assume, a partir de imagens rupestres e outras evidências, que a música foi o que apareceu primeiro. Posteriormente a dança e finalmente o teatro como uma forma mais complexa da última. Suas vertentes mais recentes são as mais próximas ao cinema, cuja técnica de cinematografia seria inventada apenas no século XIX.

Quais são os tipos de arte cênicas?

teatro

As artes cênicas envolvem as seguintes manifestações artísticas. A arte teatral, na qual o teatro ao largo da história da humanidade foi uma das artes cênicas mais cultivadas e de maior importância política. Isso ocorre dado a sua capacidade de convocar massas e transmitir uma mensagem por detrás da história, seja ela real ou fictícia. Dança, se trata de ballet clássico, a dança contemporânea ou inclusive as danças folclóricas. Esta forma de expressão artística é uma das mais antigas da sociedade e cumpre com todos os fins ritualístico que se pediam na época.

E por último mas também importante, a música é uma arte autônoma ao mesmo tempo que a Arte cênica. A música poderia ser considerada como uma das formas estéticas mais complexa e elevada que existe. Ela logra com a organização de sons, realizados através de variados instrumentos evocar sentimentos humanos em sua forma mais pura.

Quais são os elementos das artes cênicas?

A arte cênica não requer muitos elementos, que na verdade podem ser separados em 3 elementos fundamentais : Os atores , que são realmente indispensáveis para qualquer apresentação, sejam eles dançarinos, cantores, entre outros. Outro fator importante é o público , pois uma apresentação sem audiência perde todo o sentido inicial do processo artístico. E por último, o cenário onde vai ocorrer a apresentação, que pode ser em um teatro, sala de eventos ou espaços públicos.

Espetáculos musicais

palco

A música é a arte por excelência por combinar e organizar conjuntos de sons e silêncios segundo os princípios fundamentais da melodia, harmonia e ritmo. Dessa forma a música pode transmitir sentimentos e sensações únicas em cada ouvinte. Entre os gêneros musicais destacados a representação cênica, podemos destacar os musicais e a ópera.

Sem embargo, hoje em dia, a música como experiência cênica foi redimensionada. É possível, por exemplo, ir a uma apresentação ao vivo em um lugar privado. Mas também a espetáculos multitudinários com jogos de luz, fogos artificiais, entre outros elementos.