Como a dança pode ser considerada a linguagem do corpo?

dançar

Uma das maneiras mais intensas de liberar o ímpeto criativo através da arte é a dança. Nela se aproveita o movimento do nosso corpo como um canal de expressão direto e muito expressivo. Por isso a dança existe na história do homem desde as primeiras civilizações como uma maneira de se comunicar e também de liberar as tensões criativas.

Nesse sentido, as festas, celebrações e até mesmos rituais religiosos possuem um código e uma maneira característica da dança. Assim sendo, a vida é movimento, desde do crescimento de uma nova planta através de uma semente, até o eterno baile das estrelas e constelações. Por isso, quando dançamos, criamos um vínculo com o que passa dentro de nós e o mundo ao nosso redor.

A dança como uma maneira de conectar mente e corpo

Além dos aspectos artísticos, sociais e culturais, a dança consiste em uma maneira de conectar a nossa mente com o nosso corpo. Em outras palavras, quando dançamos produzimos endorfinas que são responsáveis por diversas funções vitais do nosso corpo. Desse modo, dançar influencia na nossa sensação de bem-estar, também nos ajuda a concentrar e melhora a qualidade do sono.

dança

Por essa razão que a dança também pode ser praticada com razões terapêuticas. Logo, essa disciplina pode ser utilizada como um tratamento complementário para alguns tipos de transtornos mentais. Embora a psicologia científica ainda não reconheça a dança como uma parte importante da psicoterapia, muitas pessoas encontram nela uma alternativa mais saudável para resolver certos tipos de problema.

A ciência por trás da dança

Os últimos estudos em neurociências vinculados com a dança, têm uma importância muito relevante para a compreensão de muitos aspectos dessa arte. Dessa maneira, uma das principais conclusões da investigação de uma cientista da Universidade de Helsinki foi a capacidade de sincronia de alguns dançarinos. Ela pode observar que os dançarinos experimentados apresentavam uma sincronização de ondas theta muito significativa.

Sendo assim, essas ondas cerebrais estão intimamente relacionadas com a sincronização de zonas do cérebro mais complexas. Isto é, a prática da dança ao longo do tempo pode representar uma considerável melhoria cognitiva a nível cerebral.

Você sabe o que é a terapia da expressão corporal?

Também conhecida como terapia da dança, ela é a psicoterapia do movimento com o auxílio das funções intelectuais e emocionais do corpo. Ou seja, essa é uma forma de terapia que e trabalha as emoções em associação com o movimento.

ballet

Desse modo a terapia está baseada na dança com o intuito de trazer ao paciente uma integração cognitiva, emocional, física e inclusive social. Desta maneira, os benefícios comprovados são muitos. Em suma, a redução do estresse, um melhor manejo dos estados de ânimo e consequentemente uma melhoria da autoestima.

A dança significa falar através do corpo

Nossos sentimentos e experiências de vida residem dentro de nossos corpos e, as vezes, precisam serem expressos de alguma maneira. Por isso, nosso corpo serve também como um instrumento para desbloquear emoções de maneira profunda e verdadeira. Assim, podemos entender como um processo que fala através do corpo.

Em definitiva, não é necessário ser um bailarino profissional para se beneficiar desse tipo de terapia que envolve a dança. De fato, esse tipo de terapia não foi desenhada para esses profissionais mas para toda a população em geral.