Pintura impressionista: um movimento que dá destaque à luz e cor

pintura-impressionista

Impressionismo ou pintura impressionista é um estilo de pintura que nasceu na França na segunda metade do século XIX, com a finalidade de mostrar a luz e o momento do que é retratado. Caracteriza-se pela sua grande experimentação com iluminação e cores, conseguindo uma impressão visual não muito bem definida das coisas que deseja projetar. Esse grande manejo da luz é o que faz com que essas obras cheguem a sua grande beleza.

O movimento impressionista é caracterizada pela utilização de cores puras e não misturadas, e os quadros são construídos a partir de pequenas manchas dessas cores em um ato complexo como pontos de policromia. Mas não devemos esquecer a importância da luz, é por isso que observar as pinturas deste tipo de tinta e é necessário uma certa distância para apreciar devidamente o jogo de luz e sombra.

pintura impressionista

Por que foi chamado impressionismo?

Com tantos movimentos pictóricos conhecidos pelo homem, muitas vezes há uma dúvida sobre como eles se originaram e qual o nome deles. Bem, o impressionismo surgiu em 1874 por iniciativa de Pissarro que, juntamente com outros jovens pintores da época fundou a Corporação Cooperativa de artistas, pintores, escultores e gravadores, mas eles tiveram que ouvir as críticas e desprezo em relação as suas obras, sendo julgados e rejeitados por muitas pessoas, por irem contra a arte tradicional.

Para acabar com isso, eles decidiram fazer sua própria exposição de arte em uma pequena sala, mas a exposição foi criticada novamente, no entanto, graças a uma crítica pejorativa de um trabalho intitulado «Impressão, nascer do sol», de Monet, foi dado o nome «Impressionismo» ao movimento.

Aspectos gerais da pintura impressionista

Os artistas impressionistas entenderam que a realidade era um devir constante, então eles acreditavam que as coisas não são, mas parecem ser. Eles se concentraram em representar fielmente as formas, mas sem esquecer as diferentes nuances da atmosfera que as cercava. Tanto que era típico que eles fizessem versões diferentes de suas criações, porque as condições de iluminação eram diferentes ao longo do dia.

Uma das características do impressionismo é que as obras querem captar a transitoriedade do tempo, com cenas cotidianas que exigiam que elas saíssem com seus cavaletes para pintar ao ar livre. Porque na iluminação não é circunstancial que os pintores devem remover os detalhes, tantas obras não têm acabamento fino e tem linhas abertas, texturas porosas, derrames e até mesmo pontos sobrepostos.

pintura-impressionista-2

Recursos pictóricos deste movimento

O principal recurso do impressionismo é a pincelada grossa e curta executada rapidamente na tela, já que foi a maneira pela qual o artista conseguiu captar a essência do motivo a ser representado. Mas para criar profundidade em seus trabalhos, eles os combinaram com uma série de traços mais longos e mais colados. Esses artistas evitavam a mistura de cores na paleta, pois neste tipo de pintura as cores primárias e secundárias são aplicadas diretamente sobre a tela, dando origem a imagens luminosas.

Principais pintores impressionistas

Os grandes artistas que representam o movimento impressionista mostraram que é possível criar arte de formas diferentes, esses gênios da pintura tinham em comum aquela paixão de reproduzir cenas da vida cotidiana em suas obras de forma criativa.

Entre os artistas impressionistas mais famosos, encontra-se Camille Pissarro, um dos líderes deste movimento, Édouard Manet  outro dos pintores considerados como iniciadores deste estilo pictórico, com obras como ‘O Grande Canal de Veneza’, e até mesmo o renomado Claude Monet, um dos participantes que lançou as bases da pintura moderna.