Técnicas de imaginação para ser um melhor cineasta

imaginação fértil

Da mesma forma que para escrever um roteiro, escolher os atores ou até mesmo dirigir um filme precisamos nos apoiar em nossas técnicas, para a imaginação não seria diferente. Desse modo a criatividade também poderá ser exercitada.

Nesse sentido, podemos utilizar a imaginação para visualizar o autocontrole e então resolver o problema proposto. Desse modo nos tornamos protagonistas do filme mais importante: a nossa vida. Portanto, um excelente método para poder mudar as crenças e os pensamentos negativos que podemos nutrir sobre uma situação reside em cultivar a nossa criatividade.

Focar, reorientara e administrar nosso pensamento com a imaginação

Além de aprender a reorientar os nossos pensamentos trabalhar com o imaginário serve como um complemento para a técnica de retensão do pensamento. Ou seja, quando algum tipo de pensamento negativo surgi que sirva como um gatilho para a ansiedade, usar alguma frase de auxílio te ajudará a parar com o processo desde o início.

imaginação

Assim sendo, imaginar uma placa com o sinal de STOP ou qualquer outro elemento que sirva para reiniciar a nossa maneira de pensar sobre alguma situação em concreto. Em outras palavras, aplicar algumas técnicas de distração servirá como uma maneira de dar um tempo para que o nosso cérebro se concentre em outros pensamentos.

O cinema nos permite ver a realidade de uma maneira diferente

Antes mesmo do século anterior ao nascimento do cinema, muitos artistas se dedicavam a produção de imagens gigantescas que davam a impressão de imersão na realidade da obra. Ou seja, o espectador era imerso no mundo da obra mediante efeitos de iluminação.

imaginário

Nesse sentido o cinema traz um novo mundo cheio de possibilidades, onde além de poder estabelecer ideias, também evoca todos os tipos de emoções. Desse modo a sétima arte tem um papel muito importante na cultura da nossa sociedade atual.

Visualização criativa, uma ferramenta essencial

Com o intuito de fortalecer ainda mais a nossa criatividade, não existe nada de novo ou estranho na visualização criativa. De certa forma utilizamos esse método de forma inconsciente para organizar futuros eventos importantes. Portanto porque não utilizar a incrível capacidade do nosso cérebro para desenvolver ainda mais a nossa imaginação fértil ?

Portanto a imaginação consiste na capacidade de criar uma ideia, uma imagem mental ou a concepção de alguma coisa abstrata. Desse modo, a visualização criativa reside em utilizar para criar uma ideia clara sobre alguma coisa. Em outras palavras, serve para prever ou imaginar supostas situações e ter a capacidade de a partir encontrar novas soluções.

Conselhos para a visualização criativa

Ademais de trabalhar com a técnica da visualização criativa de imagens mentais que refletem nossas metas, existem algumas importantes recomendações a seguir. Em primeiro lugar, o conselho mais importante consiste em abrir a mente para o novo. Ou seja, despojar nossa criatividade de qualquer tipo de juízo que permita que ela trabalhe efetivamente.

Além desse fatores, manter uma atitude positiva tem um papel fundamental na hora de desenvolver o hábito de trabalhar com a imaginação guiada. Nesse contexto utilizar pensamento e palavras encorajadoras é fundamental para combater nossas dúvidas e pensamentos negativos.